Azure para suportar todos os sistemas de uma das maiores fabricantes de bebidas do Brasil
Conheça o case Fruki
O projeto
Este caso descreve o projeto de Data Center Migration das Bebidas Fruki, empresa tradicional do ramo de bebidas com mais de 1000 funcionários e com mais de 600 usuários de TI. O negócio do cliente encontra-se em plena expansão, sem uma das maiores indústrias do sul do Brasil.
De uma pequena fábrica iniciada em 1924, com produção de apenas 200 garrafas por dia, até os tempos atuais, onde o parque industrial conta com capacidade para 420 milhões de litros de bebida por ano, a FRUKI tem se destacado como uma das mais importantes indústrias de bebidas no cenário brasileiro.
Com matriz e parque industrial localizados numa área de 25 mil m² no município de Lajeado/RS, conta com modernos equipamentos, tecnologia de ponta e sete linhas de produção automatizadas para produzir seus principais produtos:
O principal desafio do projeto foi desenhar uma solução em Cloud que atendesse as expectativas de escalabilidade e segurança exigidas pelo negócio. A infraestrutura de TI do cliente era totalmente on premise e defasada, sendo que já não suportava mais o crescimento na velocidade exigida pelo negócio. Com novos produtos e novas linhas de negócio chegando o ambiente de TI tornou-se rapidamente muito complexo e difícil de ser administrado. Era fundamental buscar uma solução mais robusta e escalável. Rapidamente a infraestrutura de TI passou a ser um limitador de crescimento para o negócio.
Neste projeto foram analisadas 3 soluções diferentes: Cloud Oracle com a Oracle S/A, Data Center Tradicional com Sonda Ativas e Cloud Microsoft Azure com a SOU.cloud. Com uma abordagem rápida a SOU.cloud conseguiu fazer uma POC de AZURE com os principais sistemas do cliente e compor uma solução tecnológica de maior valor, vendo assim a concorrência com os demais players. Dado o sucesso deste projeto de migração, abriu-se a possibilidade de transformar inúmeros processos de negócios com as soluções Azure, sendo que este consumo anual deve aumentar muito ainda nos próximos meses.
Desafios Tecnológicos
A SOU.cloud, parceira Tier-1 para soluções em Cloud da Microsoft, foi responsável pelo desenho da arquitetura da solução e migração do ambiente on premise para Microsoft Azure. Toda a análise, coleta de dados e desenho da solução aconteceu de forma muito rápida, menos de 30 dias, e a preparação da infraestrutura em Azure e a migração em uma janela de tempo de aproximados 90 dias, com impacto praticamente nulo nas operações da FRUKI.
Ao total 57 máquinas virtuais (VMs) fizeram parte da migração de on premise para Azure. Sendo que a maioria das VMs foi migrada exatamente como estavam no ambiente do cliente, sem qualquer impacto ou necessidade de reinstalação. O ambiente de testes foi o primeiro a ser migrado. Os resultados primeiros testes de validação foram muito satisfatórios na perspectiva do cliente e aceleraram a decisão pelo Cloud Azure.
Um dos grandes benefícios percebidos foi a utilização de um portal de aplicações com single-sign-on, em que os usuários acessam todas as aplicações em um local único com melhoria de performance em relação ao ambiente anterior. Este portal foi um recurso tecnológico chave para ganhar o apoio dos usuários na homologação da solução em nuvem. O acesso a todas as aplicações (sistemas legados) foi desenvolvido por meio de portal utilizando o Remote Desktop Web no Azure e atualmente o cliente conta com mais de 300 sessões simultâneas de Remote Desktop por meio do sistema de Auto scalling de VMs do Azure, que permite o uso escalável de recursos conforme a demanda de negócio.
Foram utilizadas máquinas da série B na nuvem Microsoft Azure, que representaram um custo relativamente baixo e performance satisfatória para os sistemas em uso nestes casos. Já para os ambientes de banco de dados Oracle foram utilizadas máquinas da série E devido a necessidade de performance para os sistemas críticos da FRUKI. Para todos os demais sistemas principais, foram utilizados discos SSD de alta velocidade Azure.
Como uma das premissas do projeto era a segurança dos dados, todas as aplicações foram protegidas com backups em cloud Azure de acordo com as políticas de retenção exigidas pela FRUKI: diária, mensal e anual. Já a infraestrutura de Active Directory (AD) foi migrada para um servidor Windows 2016 no Azure e todos os acessos externos foram bloqueados, sendo possível apenas por meio de VPNs gerencias pelo Firewall do Azure. Quanto ao licenciamento Oracle a FRUKI utilizou as licenças de Oracle Enterprise que já possuíam no ambiente local para licenciar o ambiente no Azure.
Benefícios e Impactos no Negócio
No ambiente local o cliente estava enfrentando uma falta de recursos de infraestrutura para anteder as novas linhas de negócio. Com a solução Cloud Azure disponibilizamos ao cliente um catálogo de opções que permitiu escolher entre uma variedade muito grande de recursos e tipos de máquinas distintas, adequando o ambiente produtivo à necessidade real do negócio, sem a necessidade de provisionar os ambientes pelo pico de uso. Com esta característica o cliente conseguiu dimensionar a medir recursos específicos para suas linhas produtivas, otimizando os custos e alocando-os de forma correta.
Outro benefício importante foi a alocação de novos recursos para projetos internos rapidamente conforme o uso, ligando e desligando estes a qualquer momento ou de forma pré-agendada. Isto agilizou a homologação e novos sistemas e um melhor gerenciamento de ROI dos projetos contribuindo para a redução de custos de infraestrutura e de setup de novos ambientes.
Em relação ao ambiente produtivo do ERP TOTVS, o cliente percebeu um ganho significativo de performance nas principais rotinas de negócio ao migrar para o Azure. Isto trouxe grande credibilidade ao projeto e apoio interno de diversos stake holders, permitindo a análise de novos produtos e soluções em cloud. Com adoção da Cloud Azure a FRUKI passou a contar com acesso a níveis avançados de infraestrutura que de outra forma não os teria internamente, como por exemplos os recursos de Machine Learning. Tão logo foi concluída a migração já se iniciou uma análise dos principais processos de negócio a fim de promover uma transformação digital. A solução em Cloud Azure abriu novas possibilidades até então não percebidas.
A plataforma em Azure também ampliou as possibilidades de estruturação de um ambiente de contingência da FRUKI, pois não há mais necessidade de planejar, construir e investir em um site backup dado que em nuvem pode-se replicar o ambiente de forma muito mais fácil entre diferentes regiões. Este projeto de Site Backup já foi sinalizado como uma próxima etapa pelo cliente.
No entanto, um dos maiores ganhos no projeto de migração para a nuvem foi permitir que a área de TI da FRUKI pudesse voltar a focar a sua ação nas estratégias de apoio para as áreas de negócio, e menos em infraestrutura de TI. O que certamente permitiu que a área de TI voltasse a ter uma participação mais estratégica e voltada para o negócio da empresa.
Referência no Mercado
É importante salientar que o projeto Cloud Azure da FRUKI Bebidas abriu portas para diversos novos projetos em outros clientes. Dado o seu porte e representatividade regional o case FRUKI abriu novos horizontes para as soluções Azure no mercado industrial da região onde atuamos. Muitas das tecnologias empregadas com sucesso neste cliente estão sendo oferecidas e solicitadas desde então. Muito além do que apenas uma case de Data Center Migration, o case FRUKI representou um marco para Transformação Digital de diversos negócios e abriu portas para as diversas soluções Cloud Azure na nossa região.
Especificações do case:
Nome da empresa: Fruki Bebidas
Número de funcionários: 650
Indústria: Indústria de bebidas
Quando migrou: 2018 - H2
Tipo de migração: Rehost Windows e Linux Servers on Azure
O movimento
O #DesligueiMeuDataCenter começou como um projeto de migração dos clientes do datacenter da SOU.cloud para Azure, mas entendemos que este é apenas o início de um grande movimento de mercado, e sinaliza claramente aos clientes que não faz mais sentido investir em infraestrutura local.
O foco dos gestores de TI deve estar no olhar para negócios, em como agregar valor às organizações e utilizar as tecnologias disponíveis para garantir o diferencial em um mercado que está cada vez mais competitivo. Enquanto as áreas de TI estiverem com atenção à infraestrutura, não haverá espaço para pensar em como adotar as plataformas para efetivamente realizar a transformação digital.
Não nos resta dúvida de que em poucos anos será muito raro encontrar clientes que ainda empregam esforços para administrar ambientes onpremises. Para garantir a sobrevivência destas organizações, o foco deverá ser ostensivo no entendimento de como a tecnologia pode ser utilizada para transformar os negócios.
Estamos compartilhando uma mensagem ao mercado de que a jornada para a nuvem é algo inevitável, mesmo para empresas que oferecem serviços de datacenter por meio de infraestruturas locais, e a SOU.cloud foi o primeiro datacenter do Brasil a realizar este movimento.
Entre já em contato e obtenha informações, tire dúvidas e encontre as soluções que precisa.